quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Vice-prefeitura de Sobral realiza audiência pública sobre o Programa de Metas de Gestão



O gabinete da vice-prefeitura realiza, nesta quarta-feira (5/12), a audiência pública "Monitorando o Plano de Metas". O evento ocorre a partir das 18h30, na quadra da Escola Professor Luís Felipe (Rua Cel. José Silvestre, nº 760 – Junco).
A ação faz parte do Programa de Metas de Gestão, que traduz as principais estratégias da gestão inseridas no Plano Plurianual (PPA) e que são priorizados pela população de Sobral. Apresenta um painel para o monitoramento dos projetos previstos no PPA em formato de metas, projetos e indicadores de resultado e impacto, fazendo a correspondência entre os programas, iniciativas e ações do PPA, elaborados em formato de um documento mais acessível para a sociedade.
O Programa de Metas de Gestão da Prefeitura de Sobral é constituído por ações estratégicas, indicadores e metas quantitativas para cada um dos setores da administração pública municipal. Ele leva em consideração as prioridades eleitas pela população nas audiências públicas do PPA Participativo, os compromissos assumidos no Programa de Governo, e os objetivos, as diretrizes, as ações estratégicas e as demais normas da lei do Plano Diretor.
As metas foram propostas para o ano de 2020, no entanto, a Prefeitura de Sobral está realizando o monitoramento anual das metas. A transparência do processo visa aprimorar o primeiro Programa de Metas de Gestão de Sobral.

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Votar consciente é preciso


Em outubro próximo vamos passar por mais um processo eleitoral, onde iremos eleger, através do voto direto, os políticos que irão governar o Brasil na esfera estadual e federal, por quatro anos, em especial, o Presidente da República.
            A nossa história política sempre foi marcada pela não participação da população no processo eleitoral. Por muito tempo, valeu o “voto censitário”, ou seja, para votar e ser votado era preciso dispor de um certo poder econômico. Também tivemos momentos em que que o ato de votar era “nominal”, pois os eleitores votavam sob a segurança de capangas dos políticos, o que significava uma eleição fraudulenta, onde o eleitor não dispunha da liberdade em quem desejaria votar.
            A Constituição Federal de 1824 não proibiu explicitamente o direito das mulheres e escravos de votarem. Mas como para os padrões da época, estes dois segmentos não faziam partem da sociedade e da cidadania, eles nem se manifestavam, pois eram seres humanos invisíveis para sociedade e não detinha nenhum papel social. Como a Constituição Federal nãos os permitiam ou proibiam o exercício do voto, a percepção da época era como se eles não existissem.
            A primeira vez que uma mulher exerceu seu voto no Brasil foi em 1880, pela dentista Isabel de Mattos Dillon, do Rio Grande do Sul. Ela se fez valer do fato da Constituição não proibir o voto feminino e exigiu sua inclusão na lista dos eleitorados. Só no ano de 1932, no Governo Vargas, através do Decreto-Lei 21.076, que foi permitido a participação feminina na política. Mas este direito tinha algumas restrições, pois apenas as mulheres casadas poderiam exercer este direito, desde que contasse com a autorização dos seus esposos. Já para as mulheres viúvas ou solteiras, elas só poderiam votar se fossem detentoras de renda própria. Apenas na Constituição de 1934 que estas barreiras foram eliminadas permitindo apenas o direito de votar e não sua obrigatoriedade de participar do voto. O voto feminino passou a ser obrigatório apenas em 1946.
            Hoje, apesar de vivermos um período mais democrático, ainda convivemos com as mesmas práticas do passado. Não na mesma dimensão e estilo. Substituíram os capangas pelos meios de comunicação que distorcem a realidade e procuram mostrar só aquilo que é de interesse da classe dominante.
            Votar não é apenas depositar seu voto na urna eletrônica e se sentir cidadão pelo fato de ter a liberdade de escolher em quem vai votar. Numa democracia representativa como a nossa, o voto é de grande importância para mudarmos a realidade em que vivemos, mas não é suficiente para construirmos um Brasil mais justo e igualitário.
            Votar só pode ser considerado um ato de cidadania quando tomarmos parte diretamente no processo eleitoral; discutindo, propondo ideias, participando dos debates e conhecendo as reais propostas dos partidos políticos e de seus candidatos. Não existirá democracia e cidadania enquanto os meios de comunicação continuarem um instrumento a serviços do sistema dominante, desinformando mais do que informando, enquanto o Legislativo continuar atrelado ao Executivo, enquanto o Judiciário continuar referendando ou julgando, de forma seletiva, as ações do Presidente da República, enquanto os cidadãos continuarem afastados das decisões políticas, seja a nível municipal, estadual e federal. Enfim, não há democracia sem participação popular.
            Mesmo que os recentes exemplos das ações de vários políticos tenham nos causados uma desconfiança em relação a política, essa desilusão não contribui com nada positivo, se nos afastarmos do processo político. O importante é fazermos diuturnamente e não apenas no período político a nossa participação. Devemos fazer do período político um momento especial para nossa discussão, nossa participação e procuramos analisar as propostas de cada candidato, procurando conhecer a sua história, se as referidas propostas já foram utilizadas nos palanques das eleições anteriores, bem como tentar descobrir se elas já foram postas em práticas ou não. Porque quais todas as plataformas políticas dos candidatos são apenas uma repetição, porém, com uma nova roupagem. Devemos ter um olho olhando para frente e o outro no retrovisor.
            Podemos entender a política como tudo aquilo que nos diz respeito, já que todas as decisões tomadas pelos políticos nos atingem de forma positiva ou negativa. Temas como saúde, educação, segurança, meio ambiente, habitação, economia, aposentadoria, tudo funciona de acordo com as decisões tomadas pelos políticos que elegemos. Por isso, se faz necessário muito cuidado na hora de votar. Um voto não pensado significa um desastre para o futuro da sociedade.
            Não podemos e não devemos ser “ a político”, pós no momento em que abrimos mãos do nosso direito de pensar e de participar das decisões políticas, estamos deixando de ser cidadãos e transferindo, desta forma, aos políticos o poder de decidir e agir em nosso nome.

Por: Francisco Valdeci Vasconcelos
        Graduado em História.

sexta-feira, 27 de julho de 2018

No vídeo, Barbosão de Brito usa a criatividade para dar nova volta por cima

Nascido em 1953, na cidade de Caririaçu, na Região Metropolitana do Cariri, Jose Barbosa de Brito, chegou à cidade de Sobral, em 1977, como vendedor ambulante de porta aporta até conquistar a condição de empresário lojista. 

Por longos anos, negociou no ramo de moveis e eletromóveis no seu Lojão São Francisco “Lojão dos Preços Baixos”, na Rua Viriato de Medeiros no Mercado Central, onde acumulou uma vasta clientela na periferia e nos distritos de Sobral, especialmente nas camadas populares da sociedade, muitos deles com restrição de créditos e ainda assim, eram seus clientes preferenciais. 

Nos tempos áureos, Barbosão de Brito, foi dono de quatro lojas do mesmo segmento e um deposito de varejo e atacado, com uma media de 45 funcionários colaboradores. Com as mudanças de mercado caíram às vendas, passando a acumular dívidas e perdendo tudo. Apesar disso, Barbosão de Brito, 65 anos, tem usado sua criatividade para tentar escapar da crise e atrair clientes para seu novo negócio feirinha da promoção com produtos diversos e preços de fabrica, para dar nova volta por cima. Confira no vídeo (AQUI)

Nesta manhã de sexta-feira (27), repentinamente o Barbozão de Brito, virou uma “celebridade” na internet, como protagonista de um vídeo postado por um amigo solidário, Paulo Cesar Vasconcelos, que logo viralizou nas redes sociais, sendo compartilhado por muitas pessoas que manifestaram solidariedade. Confira no vídeo (AQUI)

O tempo todo sorridente, Barbosão de Brito, revelou que perdeu tudo por erros administrativos, sem culpar ninguém, mas ainda sonha voltar a trabalhar legalmente como microempreendedor formalizado e dar a volta por cima. 

Sobre o Barbosão de Brito 

Em 07 de maio de 2002, recebeu o Titulo de Cidadão Sobralense; 

Em 2005, recebeu da CDL/Sobral, o Titulo de Maior empreendedor no ramo de moveis e eletromóveis de Sobral; 

Atualmente negocia num calçadão próximo a Pracinha dos Terrenos Novos entre as ruas Francisco Alfredo Cavalcante com Jose Pierre, onde funcionou a Mercearia do Mário.

Fonte: www.blogdoceliobrito.blogspot.com

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Virada Cultural comemora 245 anos de emancipação política de Sobral


Em comemoração aos 245 anos de Sobral, será realizada, quarta-feira (04/07), a Virada Cultural 2018. O cantor pernambucano Lenine, principal atração da noite, se apresentará no Boulevard do Arco, a partir das 23 horas. No repertório, músicas de seu disco mais recente, ‘Em Trânsito’, que conta com 10 faixas, sendo 7 inéditas e 3 regravações do próprio artista.
A programação geral, gratuita e livre para todos os públicos, será composta por shows de música, de dança, culturais e de arte circense, contemplando os bairros Centro, Cohab III, Sumaré, Cohab II e Alto da Brasília, .
Na quarta-feira, as linhas do VLT serão gratuitas.
PROGRAMAÇÃO
PALCO DO ARCO
21 horas – Show "Eu Amo Sobral"
23 horas – Lenine
00h40min – Banda "Os Transacionais" 
02h50min – Grupo musical "Patifaria"
PALCO COHAB III
18 horas – esportes, ciclofaixa, exposição fotográfica, cinema
18h30min – Arena infantil (pula-pula, pintura em gesso e atividades recreativas) e BrinqueduCirco
20 horas – Boi Paz no Mundo 
21h30min – Rosinha do Acordeon
PALCO SUMARÉ
18h30min – Arena infantil (pula-pula, pintura em gesso, e atividades recreativas) e Palhaçaria
19 horas – Street Dance
19h30min – Grupo de dança "Pertenço"
20 horas – LPO convida ALZY7, WTom e Batalha da HF
21h30min – Banda "Balaio da Preta"
PALCO COHAB II 
18h30min – Arena infantil (pula-pula, pintura em gesso e atividades recreativas) e Art’Dance
19 horas – Mundaréu sonoro, com Martônio Holanda 
20 horas – Banda "Toque Primitivo"
PALCO ALTO DA BRASÍLIA 
18h30min – Arena infantil (pula-pula, pintura em gesso, atividades recreativas) e Lápis de cor
19h10min – Show musical infantil "Dias de brincadeira", com Taffa Teixeira 
20 horas – Renne Django
PRAÇA SÃO JOÃO 
19 horas – Cortejo #CulturaOcupaSobral (com concentração na Praça São João, o cortejo tem do Boulevard do Arco como destino)
Atrações 
Maracatu Nação Tremembé
Boi Paz no Mundo 
Quadrilha Fulô do Campo
Escola de Samba Princesa do Samba
Trupe de Circo
Bloco Matracas do Acaraú
Fonte: http://www.sobral.ce.gov.br

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Grupo de protetores de animais promove o chitão 'Arrasta Pata Solidário' em Sobral


O evento será realizado no próximo sábado, 30, a partir das 9h, na loja Centro das Rações em Sobral. A ação é promovida pelo grupo de protetores de animais Marlove.
Na ocasião, haverá venda de comidas típicas e um bazar. Toda renda será revestida no pagamento de clínicas veterinárias que auxiliam no tratamento dos animais resgatados nas ruas da cidade.
Além disso, também será realizada mais uma campanha de adoção durante o evento. Todos animais disponíveis para serem adotados já estarão castrados.

quinta-feira, 14 de junho de 2018

VIII edição da Feira Regional da Agricultura Familiar (FEREAF) da Região Norte



Nos dias 14 e 15 de junho na Praça de CUBA em Sobral, acontecerá a VIII edição da Feira Regional da Agricultura Familiar (FEREAF) da Região Norte. O evento contará com 100 expositores e expositoras dos diversos municípios da Região Norte. 

O público poderá conferir uma grande diversidade de produtos orgânicos da agricultura familiar que os mesmos tem o objetivo de promover agricultura familiar através da exposição e comercialização de produtos agrícola e artesanal. Com abertura no dia 14 ás 17:00 horas, e dando continuidade no dia 15 a partir das 6:00 horas da manhã. A FEREAF é uma realização da FETRAECE e dos Sindicatos da Região Norte e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), com apoio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Sobral, CUT, Instituto Agropolos, Projeto Paulo Freire, CETRA e Cáritas Diocesana de Sobral. Venham e tragam sua família.

VIII Semana Municipal do Bebê inicia neste sábado (16/06)


A Prefeitura de Sobral realizará, neste sábado (16/06), a abertura da VIII Semana Municipal do Bebê, com o tema “Cuidando de quem cuida do futuro”. A partir das 7h30min, será realizada a Passeata do Bebê, com concentração na Praça Coronel José Sabóia (Coluna da Hora), e que seguirá até a Praça do Bosque.
A programação contará com mais de 200 atividades entre oficinas, rodas de conversas, puericultura coletiva, oficina de shantala, massoterapia, contação de história, caminhadas, resgate de brincadeiras e apresentações teatrais. As ações irão contemplar escolas municipais, Centros de Saúde da Família (CSF) e Centros de Referência da Assistência Social (Cras) dos bairros e distritos.
Dia 20 de junho, será realizado o Encontro da Saúde do Bebê. Na ocasião, haverá a entrega do Selo Trevo de Quatro Folhas, conquistado pela qualidade na atenção à saúde prestada às gestantes e às crianças, a partir das 8 horas, no Centro de Ciências da Saúde (CCS).
Instituída pela Lei Municipal nº 1.159/2012, a Semana do Bebê é uma importante estratégia de mobilização social em favor da primeira infância, apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o objetivo de tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos de idade prioridade na agenda dos municípios brasileiros.
O evento será realizado pela Prefeitura de Sobral, com coordenação do Gabinete da Vice-Prefeitura, em parceria com as secretarias da Educação; da Saúde; dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social; e da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer.
Fonte: www.sobral.ce.gov.br

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Ivo Gomes, Camilo Santana anunciam investimentos de mais de R$ 67 milhões e inauguram obras em Sobral


O prefeito Ivo Gomes, o governador Camilo Santana e o presidente do Senado, Eunício Oliveira, anunciam, neste sábado (19/05), investimentos de mais de R$ 67 milhões e inauguram obras no município de Sobral. O evento ocorrerá na praça da Coluna da Hora, a partir das 9 horas.
Serão assinadas pela Prefeitura de Sobral as ordens de serviço da ampliação da rede de esgoto dos bairros Padre Ibiapina, Domingos Olímpio e Cohab III (investimento de R$ 18.374.820,75), que beneficiará mais de 15.000 pessoas. Além disso, o distrito de Taperuaba receberá um investimento de R$ 9.950.208,87 para saneamento e construção de 400 banheiros, favorecendo cerca de 6.560 pessoas.
Entre as ordens de serviço estão ainda a da Estação de Tratamento de Água (ETA) Sumaré 5, que garantirá mais 20 anos de água tratada para, aproximadamente, 42.670 sobralenses, com investimento de R$ 11.716.482,88; drenagem das ruas do entorno da Capela Mãe Rainha, no Bairro Padre Ibiapina, que irá beneficiar mais de 1.966 pessoas, no valor de R$ 1.296.107,41; construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no Bairro Dom José, com uma areninha, investimento na ordem de R$ 2.788.477,53; e a troca da iluminação pública (lâmpadas amarelas por lâmpadas de LED) dos bairros Dom José, Dom José II, Padre Palhano, Sumaré, Tamarindo e Santa Casa, no valor de R$ 1.749.463,54.
Já com recursos do Estado do Ceará, serão assinadas as ordens de serviço para o início das obras do trecho 1 da Avenida Perimetral, com 11,3 km, que ligará a CE-440 (Sobral-Meruoca) à CE-178 (Sobral-Santana do Acaraú), com ponte sobre o Rio Acaraú, no valor de R$ 21,7 milhões, e da praça da Infância no Residencial Nova Caiçara.
Além do anúncio da criação do 2º distrito policial da Polícia Civil de Sobral, ainda no sábado, será inaugurada a Avenida Ermírio de Morais e o trecho 2 da Avenida Perimetral, com 6,6 km de extensão, que liga a BR-222 à CE-440 (Sobral-Meruoca).
Fonte: www.sobral.ce.gov.br

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Violência contra a mulher supera 300 denúncias este ano em Sobral

Centro de Referência da Mulher em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres do Governo do Estado do Ceará (CEPAM) promove ações de conscientização


Encorajadas pela Lei Maria da Penha e por medidas protetivas, 314 mulheres de Sobral e Região Norte denunciaram os agressores por violência doméstica no acumulado dos quatro primeiros meses do ano. Os dados são da Delegacia da Mulher repassados pelo Centro de Referência da Mulher de Sobral. Os números apontam que as denúncias estão sendo realizadas, mas para conscientizar acerca do ciclo da violência  e ajudar outras vítimas, foi promovida em Sobral entre dias 7 e 9 de maio uma ação com uma Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Campo, da Floresta e das Águas, uma parceria entre o Centro de Referência e a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres do Governo do Estado do Ceará. Foram beneficiadas mais de 200 mulheres.


A Unidade Móvel passou pelo Residencial Nova Caiçara no dia 7 de maio, Cras Regina Justa (Bairro Vila União) e Pracinha do Triângulo (Bairro Terrenos Novos) no dia 8 de maio e pelo Cras Aracatiaçu no dia 9 de maio. A prestação do serviço contou com prevenção, assistência, encaminhamento e acompanhamento de casos de violência contra a mulher, além de ações educativas, palestras e distribuição de material informativo sobre a Lei Maria da Penha. Houve ainda ações em parceria com a Secretaria de Saúde para informação sobre o H1N1, acesso a documentos e momentos de beleza.

As mulheres acompanhadas dentro da Unidade Móvel serão encaminhadas para o Centro de Referência da Mulher, segundo a coordenadora do espaço Ana Ivna Sousa. Ela explica que a equipe é composta por 2 assistentes sociais, uma psicóloga e uma advogada. Em dois meses de funcionamento, 28 mulheres estão sendo acompanhadas pelo equipamento. As mulheres vítimas de violência podem ser encaminhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), pela Delegacia da Mulher ou irem diretamente ao Centro. A vice-prefeita Christianne Coelho garante que o combate à violência contra a mulher é uma prioridade. “Se for necessário, poderemos ampliar o quadro de funcionários para atender mais mulheres”, completa Ivna Sousa.

Enfrentamento

Sílvia Cavalleire, assessora da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres do Governo do Estado do Ceará (CEPAM), explica que a Unidade Móvel foi pensada para chegar a locais de mais difícil acesso à rede de enfrentamento à violência contra a mulher. Qualquer município pode solicitar o serviço da Unidade.

De acordo com Sílvia, o enfrentamento à violência contra a mulher tem se intensificado com a Lei Maria da Penha. “O aumento no número de denúncias mostra que as mulheres estão se empoderando contra a violência doméstica e familiar”, ressalta. Sílvia explica que em Fortaleza a Delegacia de Defesa da Mulher instaura em média três vezes mais inquéritos que as delegacias convencionais. Além da violência física, centenas de mulheres são submetidas a violência psicológica, moral, sexual (forçar relações sexuais com a parceira) e patrimonial (quando o agressor quebra utensílios pessoais ou fica de posse de documentos pessoais).

No entanto, conscientizar a mulher de que ela vive um ciclo de violência é o maior desafio. “É difícil dizer a ela que é preciso romper com o ciclo de violência. Tem os filhos, algumas não têm para onde ir. A violência é um problema social e uma questão de saúde pública. É preciso conscientizar essa mulher sobre quais são os ciclos de violência porque ela bota culpa na bebida, nas drogas, nas amizades e em si mesma, menos no companheiro. A violência não é natural”, ressalta.

A Coordenadoria, de acordo com Sílvia, tem investido na divulgação das ações de enfrentamento à violência contra a mulher por meio das unidades móveis e ações de conscientização em especial com a cartilha da Lei Maria da Penha. Está também em fase de finalização a Casa da Mulher Brasileira, equipamento que irá reunir órgãos do enfrentamento à violência contra a mulher. A violência contra a mulher pode ser denunciada gratuitamente pelos números 180 ou 190.

Fonte: Correio da Semana

quarta-feira, 16 de maio de 2018

O alto preço do gás de cozinha faz famílias cearenses voltarem a usar o tradicional fogão a lenha



Com os sucessivos aumentos de preço do gás de cozinha, associado ao desmprego e a crise econômica que se arrefece, muitas famílias carentes e até de classe média estão retornando a usar o tradicional fogão a lenha.  Há casos de famílias que por falta de gás utilizam-se de outras alternativas como o fogareiro a álcool ou elétrico para esquentar comidas e lanches rápidos e recorem pouco ao uso do fogão a gás.  Mas no caso de alimentos que custam mais a cozinhar muitos recorrem ao tradicional fogão a lenha e a uso de carvão. 

Atualmente no Ceará algumas famílias só recorrem ao fogão a gás apenas em alguns preparos rápidos. Aqueles alimentos que demoram mais tempo são cozidos no quintal, em um fogão a lenha. 
Conforme pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE , informa que uma  a cada quatro famílias cearenses já estão recorrendo ao uso do fogão a lenha ou carvão. Atualmente a despesa com o gás GLT que já alcançou um aumento de preço em menos de cinco anos equivalente a 88,75%, já a despesa de uma família com uso do gás pode chegar gastar mais de 15% do salario mínimo.

O presidente do Sindicato dos Revendedores de Gás do Ceará, Luciano Holanda, justifica o preço elevado. Ele diz que, apenas no ano passado, os empresários enfrentaram aumento de 20%  no valor do produto; custo este que não foi repassado integralmente ao consumidor.

Informações: Tribuna do Ceará

Posse da nova Diretoria do SINTRAHORTUH ZN para o período 2018/2022

30 ABRIL - ELEIÇÃO SINDICAL

Aconteceu dia 30 de abril, a eleição do Sindicato dos Garçons, trata-se de um dos mais antigos da Zona Norte, antes usava a sigla STHSS e após assembléia mudou para SINTRAHORTUH ZN - Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro Bares Turismo e Hospitalidade de Sobral e Zona Norte, a entidade com quase 90 anos de fundação.  



Foi uma eleição de chapa única, com o lema “CONTINUIDADE, LUTA E PROGRESSO” onde foi novamente reeleito para Presidente, Francisco de Castro Cardoso e nova composição da diretoria para o quadriênio 2018/2022. A chapa obteve a maioria absoluta de votos, assim sendo, Castro continua com a total confiança da categoria.
Castro tem personalidade simplória, prestativo, simpático, dedicado e de grande carisma entre os garçons e similares, mantem-se há anos na direção da entidade e recebeu recentemente Título de Cidadania Sobralense pela Câmara Municipal de Sobral.

16 DE MAIO - POSSE NOVA DIRETORIA 2018/2022

Convite para posse do SINTRAHORTUH ZN
Hoje 16 de maio às 18h, será a Cerimônia de Posse da nova Diretoria SINTRAHORTUH ZN para o período 2018/2022, o evento será na sede própria da entidade, localizada na Rua Raimundo Edmundo Marques, 760, Bairro Dom Expedito, Sobral/CE. Parabéns a todos que fazem parte desta experiênte entidade, que resiste firme e unida há tantas lutas em busca de melhorias para esta categoria de trabalhadores.

terça-feira, 15 de maio de 2018

Prefeitura de Sobral realizou Seminário Junino nesta sexta (11) e sábado (12)


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), realizarou nos dias 11 e 12 de maio o “Seminário Junino de Sobral 2018”. O Evento aconteceu no dia 11 (sexta-feira), das 18h30min às 21h, e no dia 12 (sábado), das 08h às 12h, na Casa da Cultura de Sobral.
Propondo uma reflexão sobre o contexto das festas juninas enquanto manifestação popular, a programação contou com painéis temáticos e grupos de discussão. O momento  propiciou um ambiente de debates acerca dos ofícios artísticos que envolvem o Ciclo Junino e seu contexto enquanto importante cadeia produtiva da Cultura Popular.
Fonte: http: www.sobralonline.com.br/

segunda-feira, 7 de maio de 2018

POSSE DE GILVAN AZEVEDO, PRESIDENTE REELEITO COM A NOVA DIRETORIA DO SINDICATO SINDSEMS.



A nova Diretoria do SINDSEMS para o mandato 2018/2021 foi eleita em 20 de abril com lema “Avançando no Rumo Certo” encabeçada pelo Prof. Gilvan Azevedo, Mestre em Ciência da Educação, exerce a função de Radialista, Advogado e está há mais de 10 anos no serviço público. Com sua reeleição, comprova-se a capacidade de Gilvan em manter a categoria dos servidores municipais unida, além de comprovar a aprovação de sua administração à frente daquela entidade.

A Cerimônia de posse da nova Diretoria aconteceu dia 3 de maio na sede do sindicato, onde compareceram servidores, sindicalistas da Zona Norte, advogados, imprensa local representada por Oliveira Domingos, Presidente do Sindicato dos Radialistas de Sobral e autoridades do serviço público municipal de Sobral. Destacamos a presença da Vice Prefeita Christianne Coelho (PT) citou que a gestão municipal estará sempre aberta para conversar com o sindicato.  Que o diálogo é necessário e importante para preservar os diretos dos servidores e que será através da negociação que se alcança novas conquistas para categoria.
Oliveira Domingos, Presidente do Sindicato dos Radialistas de Sobral destacou a importância do diálogo com a gestão municipal.
Logo após o Prof. Gilvan Azevedo falou das conquistas e avanços durante a gestão anterior, sobre os novos desafios para o triênio 2018/2021 na frente da entidade e de suas principais metas.
A todos que fazem o Sindicato Sindsems, parabéns pela unidade da categoria, pelo exercício da democracia interna e sucesso à nova diretoria empossada.

ECOA SOBRAL - PROGRAMAÇÃO CULTURAL – MAIO 2018


Em maio, nossa programação cultural e de formação artística destaca dois eixos fundamentais do Instituto ECOA Sobral: Patrimônio e Memória, com a “Semana de Museus”, nos equipamentos culturais que recebem acervos de cunho histórico, artístico-cultural e a “Criação e Formação Artística” através da Escola de Artes de Sobral, que nesta primeira atuação, iniciou a consolidação dos Itinerários Formativos.
A Semana de Museus acontecerá de 14 a 20 de maio em todo o Brasil. Com o tema “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, a proposta deste ano busca a amplificação das relações entre museus, a comunidade e seu entorno.  Com esse objetivo oferecemos uma programação plural com mesas de diálogos, visitas mediadas, ações educativas e exposições integradas envolvendo a Casa do Capitão Mor, Museu Madi e Pinacoteca de Sobral – Espaço Raimundo Cela. Divulgamos ainda a programação especial do Museu Dom José que acontecerá de 15 a 19 de maio.
A Escola de Artes desenvolve uma política que prioriza a construção de espaços de confiança nos quais os indivíduos consigam desenvolver suas capacidades artísticas. Para estruturação dos percursos de formação básica, os cursos de aperfeiçoamento, as ações de multiplicação e a implementação dos laboratórios de criação artísticas, reunimos agentes culturais locais e convidados a fim de aproximar as visões e elaborar um pensamento coletivo.
Para nós, um programa de formação se escreve no plural: formação cidadã, formação de plateia, formação para prática artística e a formação direcionada à profissionalização do artista para o mercado da cultura. Conduzida por esses eixos, a Escola ganhou corpo(s). Foram mais de 500 inscrições que pleitearam as 200 vagas ofertadas pelos percursos formativos nas linguagens de Dança, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, Artesanato e Circo. Com a presença dos 236 alunos matriculados nesses Itinerários, a Escola chegou em 24 bairros da sede e em 08 municípios próximos a cidade, iniciando assim a promoção de uma política pública que  concede ao cidadão o direito de participar da vida cultural.
Agora, deleite-se com nossa programação, fique por dentro do movimento cultural que acontece em Sobral e participe!
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA  AQUI

Fonte: www.ecoasobral.org

 

Câmara comemorou a pascoa, entregou mantimentos do Projeto Câmara Solidária, e festejou os aniversariantes dos meses de março e abril.



A Câmara Municipal de Sobral comemorou hoje (05/04) a Pascoa dos seus servidores e vereadores, recebendo a presença do Pe. Jocélio que fez a leitura do evangelho, homília, e benção dos servidores, vereadores, blogueiros e outros profissionais presentes. Utilizaram a palavra: presidente Paulo Vasconcelos, vice-presidente Carlos do Calisto, vereadora Alessandra Ponte e Ivanildo Porterla. 
     O Presidente da Câmara – vereador Paulo César Lopes Vasconcelos e esposa – Alexsandra Arcanjo, ao lado dos vereadores: Carlos do Calisto, Rogério Arruda e Alessandra Ponte, entregaram  mantimentos arrecadados do Projeto Câmara Solidária, ao Sr. Flávio Ribeiro – representando a Toca de Assis, e ao Sr. Claúdio Grupo de Idosos Flor da Idade, do Novo Recanto.
     Após esses dois eventos, foi servido farto café da manhã aos aniversariantes, dos meses de março e abril a saber:
MARÇO
Heloisa Helena (04), Francisco Mesquita (04), Lucas Pontes (04), Romário Monteiro (04), Rozimeire Barros (05), Aline Sousa (09), Josivan dos Santos (09), Paulo Vasconcelos (10), Janyele Sousa (10), Marcos Sousa (11), Antonio Júnior (11), Conceição Barroso (12), Igor Sales (16), Francisco Eudes (17), Paulão Albuquerque (21), Ribamar Costa (21), Expedito Aragão (23), Katihirlandia Lima (23), José Ivanildo (27), Patrícia Ellen (28), Marco Vinicius (29) e Rafael Ximenes (29)
ABRIL
Joaquim Feijão (03), Charles Alcântaras (04), Rafaela Vasconcelos (05), Solange Cavalcante (05), Jacinto Junior (08), Edmar Rodrigues (12), Juliana Freitas (13), José Crisóstomo (Zezão) (18), Celia Sousa (18), Igor Fontenele (22), Ian Vinicius (24), Irene Freitas (26), Carlos Evanilson (Carlos do Calisto) (27) e Luciano Vasconcelos (28).
          Na ocasião usaram a palavra e falaram da importância desse momento de confraternização, a comemoração dos aniversários e pascoa dos servidores da Casa do Povo: Paulão Albuquerque, Solange Cavalcante, Edmar Rodrigues, Dra. Juliana de Freitas, e Alexsandra Arcanjo.

Fonte: www.camarasobral.ce.gov.br/

sábado, 5 de maio de 2018

FESTA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO TRABALHADOR(A) DO COMÉRCIO E SERVIÇO


Com uma extensa programação que perdurou por todo o dia 1º de Maio, o Sindicato dos Comerciários(as) de Sobral e Mesorregião Noroeste proporcionou esporte e lazer para toda a categoria.

2º TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY DOS COMERCIÁRIOS


A Secretaria de Esporte do Sindicato, organizou o 2º Torneio de Futebol Society dos Comerciários e contou com a participação de 16 equipes. O final do campeonato aconteceu na manhã de 1º de Maio - Dia do trabalhador no Palmeiras Country Club. As equipes que conseguiram chegar a disputar a grande final do campeonato foram o Supermercado Pinheiro x Construpiso. Após um jogo emocionante a equipe da Construpiso se que se sagrou como a campeã. Toda a Diretoria juntamente com sua Secretaria de Esporte agradecem e parabenizam a todas as 16 equipes pela participação.


1º DE MAIO - FESTA DO TRABALHADOR COMERCIÁRIO(A) EM SOBRAL




Logo após a final do Torneio, às 10h iniciou-se a festa em homenagem ao dia do trabalhador(a) comerciário(a),  que foi animada com muito forró puxado pelas bandas Chapéu de Couro e Raízes Forrozeira. Em uma manhã de sol com muito banho de piscina, bebidas e refrigerantes a preço de custo e a tradicional feijoada gratuita.

Na ocasião compareceram lideranças sociais, sindicais, comunitárias e a Senhora Sandra Lira representando o Deputado Odorico Monteiro, também destacamos a presença da Vice Prefeita de Sobral, Christianne Coelho com membros de sua assessoria que foram prestigiar o evento, Dra. Christianne fez uma fala parabenizando a todos os trabalhadores.

A festa foi um sucesso de público, onde a categoria comerciária acompanhada de familiares e convidados tiveram entrada franca, tudo transcorreu num clima de descontração, paz e alegria. Parabéns a diretoria do Sindicato dos Comerciários(as) pela organização e a toda a categoria comerciária de Sobral e Mesorregião Noroeste.
Parabéns trabalhador!