segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

🌟 SE LIGA AÍ no Bloco BONDE DA CHRIS!

🌟 SE LIGA AÍ no Bloco BONDE DA CHRIS! 

Venha celebrar o pré-carnaval 2023 de Sobral com alegria e animação junto com todos, todas e todes os colaboradores da campanha eleitoral da Christianne Coelho. No dia 11/02 (sábado), vamos nos juntar ao tradicional Bloco dos Sujos 2023 e comemorar os 43 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores. Junte-se a nós e faça parte desta festa incrível!

🗓 DIA: 11 de fevereiro (sábado)
📌CONCENTRAÇÃO: Largo Abdelmoumem Melo (ao lado da Câmara Municipal de Vereadores de Sobral)
🕓 HORÁRIO: 16h

#blocoBondedaChris #Christianne #Sobral #TradicionalBlocodosSujos #43anosPT

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Vice-Prefeitura realiza reunião de alinhamento do Programa Prefeito Amigo da Criança e Selo Unicef para o ano de 2023

Nesta sexta-feira (13/01), foi realizada uma reunião de alinhamento para tratar do Programa Prefeito Amigo da Criança e Selo Unicef Edição 2021-2024 para as ações de 2023. Participaram do momento representantes da gabinete da vice-prefeita Christianne Coelho e da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas).

A reunião foi coordenada pelo articulador municipal do Selo Unicef, Emídio Silva, e contou com a presença dos coordenadores e gerentes da Sedhas que, juntos, discutiram a agenda do programa Prefeito Amigo da Criança e do Selo.

"Foi um momento importante de socialização dessas agendas e para que cada vez mais a gente aperfeiçoe o trabalho realizado pelas secretarias do nosso município. São ações que o município tem que validar nesses dois programas para o ano de 2023", destacou Emídio Silva.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Diálogo Emergente com a Comunidade Cultural de Sobral

Na noite desta quinta-feira (12) aconteceu no Plenário 5 de Julho, da Câmara Municipal de Sobral, o "Encontro Emergente com a Cultura", evento realizado pela própria sociedade civil, os Agentes culturais de Sobral de diversos seguimentos: música, dança, cultura popular, teatro, Artes visuais, professores do Curso de Licenciatura em Música da UFC em Sobral ( Universidade Federal) e outros. Teve o apoio do Sindmus ( Sindicato dos Músicos do Estado do Ceará),  com a presença dos Vereadores: Igor Bezerra (PDT), Raimundo Carneiro (PT) e Roque Hudson (PDT); Simone Passos, Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Sobral; representantes assessores da Casa da Cultura de Sobral.

O momento iniciou com a rápida apresentação por cada um dos presentes descrevendo o nome e área de atuação no seguimento Cultural e artistico. Dentre a significativa presença dos Agentes culturais, o destaque para alguns que concederam a fala, como: Romualdo Silva Teixeira, ex membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Sobral; Edu Asaf ex membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Sobral; o representante do setor cultural Amaudson Ximenes, Presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais no Estado do Ceará; Jardel Monção, Quadrilha Junina Luar do Sertão; Paulo Thomaz, Quadrilha Sobral Junino; Prof. Almino Santos, dança e artes maciais; Mestre Camaleão do Grupo de Capoeira Legião Brasileira; Contadora Dalila Castro, assessoria ao 3° Setor; Chico Expedito, Ator e Diretor na 4 Portas na Mesa dentre outros que conversaram com profissionais da cultura popular, artes, teatro, segmentos da música e territórios do audiovisual sobralense.

Foram abordados assuntos de grande relevância do nosso cenário cultural, como Lei Aldir Blanc, Lei Paulo Gustavo, sistema de cotas culturais, prestação de contas, atualização do Conselho, sobre o sistema Municipal de Cultura etc. 

Também foi proposto o agendamento de outra data para dar continuidade a conversa, no sentido de ampliar o processo de escuta ativa da comunidade cultural. Além da uma audiência pública para discutir o incentivo e melhoria da Lei municipal de cultura.

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

GOLPISTAS VANDALIZAM OS TRÊS PODERES EM BRASÍLIA

No domingo (8), golpistas invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, em Brasília, uma semana após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os vandalos usavam seus tradicionais trajes de camisa da seleção brasileira e enrolados em bandeiras do Brasil, eles portavam pedaços de paus e pedras e, ainda assim, conseguiram passar pela Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios.

A invasão começou após a barreira formada por policiais militares na Esplanada dos Ministério, que estava fechada, ter sido rompida. O Congresso Nacional foi o primeiro a ser invadido, com os golpistas ocupando a rampa e soltando foguetes. Depois, quebraram o vidro do Salão Negro do Congresso e danificaram o plenário da Casa.

Após a depredação no Congresso, eles invadiram o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). No STF, quebraram vidros, móveis e arrancaram a porta do gabinete do ministro Alexandre de Moraes. Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Moraes teve seu gabinete inteiramente destruído. Foi uma manifestação é de uma minoria golpista que não aceita o resultado da eleição e que prega a violência. Uma minoria violenta, que deve ser tratada com o rigor da lei.

Os golpistas começaram a ser contidos e centenas foram presos após a chegada da Força de Segurança Nacional. 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, rechaçou a invasão de bolsonaristas a prédios dos Três Poderes, em Brasília e disse "Os envolvidos em atos terroristas serão presos 'estejam onde estiverem".


LULA DECRETOU INTERVENÇÃO FEDERAL EM BRASÍLIA

O presidente eleito e recém empossado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a intervenção federal por um mês na segurança pública de Brasília, logob após manifestantes contrários ao resultado da eleição de 2022, invadirem e vandalizarem os prédios do Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e do Congresso.


JUSTIÇA DECIDIU AFASTAR O GOVERNADOR DE BRASILIA

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, logo após os atos terrorista e detectado a possivel falha na segurança, decidiu neste domingo (8) afastar Ibaneis Rocha (MDB) do cargo de governador do Distrito Federal por 90 dias. A decisão leva em conta os atos terroristas contra a corte, o Congresso e o Palácio do Planalto.


ATO POLÍTICO EM SOBRAL PELA DEMOCRACIA E CONTRA ANISTIA A TERRORISTAS.

Na segunda (9) em diversos estados representantes dos movimentos sociais e de partidos políticos reagiram e exigiram ação rigorosa da justiça.

Em Sobral, na segunda-feira (9),  na Boulevard do Arco, ocorreu um ato político em prol da democracia, com a participação de representantes dos partidos políticos  PCdoB, PSOL, PT e movimentos sociais.

Antonieta de Barros, primeira deputada negra do Brasil, entra para o Livro de Heroínas da Pátria.

Sancionada por Lula, nova lei insere o nome de Antonieta de Barros no Livro dos Heróis e

Heroínas da Pátria, que se encontra na Praça dos Três Poderes, em Brasília

Agência Câmara de Notícias - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 14.518/23, que insere o nome de Antonieta de Barros no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que se encontra no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). A proposta que deu origem à lei, PL 4940/20, do deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), foi aprovada pela Câmara em junho de 2022.

Alfabetizada tardiamente por jovens estudantes, Antonieta de Barros (1901-1952) formou-se professora e está entre as primeiras mulheres a ocupar cargos eletivos no Brasil. Foi eleita em 1934 deputada estadual por Santa Catarina, mesmo ano que a médica Carlota Pereira de Queirós se elegeu deputada federal por São Paulo.

Em 1948, um projeto de lei de Antonieta de

Barros criou o Dia do Professor, com feriado escolar em 15 de outubro, em Santa Catarina. A data seria oficializada no País inteiro somente em outubro de 1963.


Fonte: Agência Câmara de Notícias

VICENTE SALES - FUNDADOR DO PT DE SOBRAL, FALECE AOS 95 ANOS DE IDADE


É com muita tristeza que anunciamos o falecimento do trabalhador e sindicalista Vicente Sales, ocorrido no Hospital Regional de Sobral neste dia 5 de Janeiro de 2023.

A história de vida que durou 95 anos foi marcada por ações de pioneirismo ao participar da fundação do Sindicato dos Ferriviários de Sobral, onde defendeu a bandeira de luta pelos direitos dos trabalhadores da RFFSA, entre outras ações, destacando-se a fundação do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Sobral onde tornou-se o seu primeiro Presidente e candidato a Prefeito de Sobral pela legenda dos trabalhadores.

Vicente Sales deixa um legado de vida exemplar de homem humilde e trabalhador que dedicou a sua existência para a construção do nobre ideal de defender bandeiras de lutas trabalhadoras, através da representação sindical e partidária nos difíceis tempos que marcaram a transição do período ditatorial para a democracia em nosso país.

A família enlutada convida aos parentes e amigos para a Missa de Corpo Presente que será realizada no dia 06 de janeiro às 8 horas na Capela de Santo Expedito no Bairro Alto do Cristo em Sobral/CE.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Jovens criam projeto que mapeia atuação de facções em territórios do Ceará


Iniciativa já documentou presença de grupos criminosos em 1.444 territórios do Estado, a partir de relatos de seguidores

Nas redes sociais, uma comunidade com milhares de integrantes foi formada para acompanhar os desdobramentos dos conflitos entre facções criminosas. São grupos em redes sociais como Whatsapp e Telegram, canais no Youtube, páginas no Instagram e, até mesmo, um projeto colaborativo para mapear a atuação dessas organizações criminosas no Estado.É o caso de um projeto batizado como Portal Cearense 5.0, que mapeou a atuação das facções em 1.444 territórios do Estado, entre comunidades, bairros e municípios. Conforme o levantamento, no Estado, atualmente, 705 territórios teriam atuação da facção Comando Vermelho (CV); 555, teriam atuação da Guardiões do Estado (GDE); 102, teriam atuação do Primeiro Comando da Capital (PCC); e 82, teriam atuação dos Neutros ou Massa Carcerária. O levantamento ainda aponta 27 comunidades em que os grupos estão em disputa pelo controle.

O mapeamento é feito por jovens voluntários, a partir de relatos de seguidores em redes sociais. Um desses espaços que permite aos administradores do mapa informações sobre a atuação das organizações criminosas é um grupo do Telegram que tem mais de 4 mil integrantes. No Instagram, o “Portal Cearense” tem 2.941 seguidores. Além disso, matérias da imprensa e de páginas de informações policiais contribuem com o levantamento.

O  idealizador da iniciativa, um jovem de 18 anos, que terá a identidade preservada. Ele conta que o projeto teve início em maio de 2021, a partir do interesse que tinha em estudar a criminalidade no Estado. Antes do mapa, o jovem mantinha um canal no Youtube que relatava fatos do conflito entre as facções no Estado. Hoje, ele e outros dois amigos alimentam as informações do mapa.

O mapeamento foi possível graças a um amigo dele, do Rio de Janeiro, que o ensinou a utilizar a ferramenta My Maps. No Rio, esse tipo de levantamento é mais comum; o mais famoso desses projetos, chamado de Pista News, colaborou em um estudo sobre a atuação das facções na cidade, ao lado do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos, da Universidade Federal Fluminense (GENI/UFF), datalab Fogo Cruzado, Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo e o Disque-Denúncia.

O estudo, divulgado em 2020, mostrou que 57,5% do território da cidade do Rio de Janeiro é dominado por grupos milicianos, enquanto 15,4% têm controle de facções do tráfico e 25,2% estão em disputa.

No Ceará, o levantamento do “Portal Cearense” é bastante usado por entregadores, moradores de bairros faccionados e até mesmo alguns policiais, diz o seu idealizador. Diante de uma realidade em que morar em um território e ir para outro pode resultar em uma sentença de morte, saber qual grupo criminoso atua em determinado bairro torna-se bastante importante. “No app do Google Maps, você consegue pesquisar se tal hospital é próximo de alguma área faccionada”, ele exemplifica.

Para ter acesso ao mapa com atuação das facções por território, é preciso entrar em contato com os idealizadores do projeto a partir das contas no Instagram portal_cearense_oficial e mapa_digital_ce. É cobrada uma taxa de R$ 10 para o acesso.


Fonte: Notícias QAP Ceara, Portal Cearense, do povo