quarta-feira, 31 de janeiro de 2024
Prefeito Ivo Gomes anuncia Daniela Mercury como atração do Bloco dos Sujos 2024
terça-feira, 30 de janeiro de 2024
Drª Nilse Brígido morre após complicações no tratamento de câncer
Projeto do Governo Federal prevê trem de passageiros entre Fortaleza e Sobral
Calor matou mais que deslizamentos de terra no Brasil, aponta estudo.
Uma pesquisa conduzida por cientistas brasileiros e portugueses revelou que as ondas de calor no Brasil foram responsáveis por aproximadamente 48 mil mortes nas últimas duas décadas, com idosos, mulheres, negros e pessoas com baixa escolaridade sendo as principais vítimas. O estudo, liderado pelo físico Djacinto Monteiro dos Santos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aponta para um aumento significativo na frequência e intensidade desses eventos climáticos extremos.
Segundo o estudo, houve um salto impressionante de 11 ondas de calor anuais na última década, em comparação com no máximo três na década de 1970. Os grupos mais vulneráveis a esses eventos extremos são identificados como idosos e mulheres, devido a fatores fisiológicos e maior incidência de comorbidades. Além disso, pessoas pardas, negras e com menor nível de escolaridade também são consideradas mais suscetíveis.
Os pesquisadores alertam para a necessidade de medidas preventivas, propondo a instalação de sistemas de alerta semelhantes aos utilizados para enchentes e deslizamentos, visando prevenir mortes decorrentes das altas temperaturas. Carlos Nobre, ex-diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), destaca o sucesso das medidas implementadas para prevenir mortes por deslizamentos e alagamentos, com mais de 4 mil pluviômetros espalhados por 1,2 mil cidades monitorando pontos de maior risco.
Acesse o link:
@climax.now para mais conteúdos sobre a crise climática
A vice-prefeita Christianne Coelho marcou presença na solenidade de promoção de 254 policiais militares e de 4 bombeiros militares,
segunda-feira, 29 de janeiro de 2024
Avião que caiu em MG transportava dois empresários e familiares para BH após fim de semana em chácara
sábado, 27 de janeiro de 2024
🎉✨ BLOCO MAGOANDO O GOLPE 2024: PRÉ-CARNAVAL PROMETE AGITAÇÃO E RESISTÊNCIA EM SOBRAL! ✨🎉
sexta-feira, 26 de janeiro de 2024
MST encerrou o ano 2023 com plantio de 25 milhões de árvores em todo Brasil.
Em resposta à crise ambiental sofrida no mundo, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (@movimentosemterra) lançou em 2020 o Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis” com o objetivo de plantar 100 milhões de árvores em dez anos. Ao longo destes últimos quatro anos, o MST já realizou o plantio de 25 milhões de árvores e construiu um conjunto de ações em defesa do meio ambiente.
No marco dos 40 anos do MST, completados nesta segunda-feira (22), as milhares de árvores plantadas atuam na recuperação ambiental de 15 mil hectares de terra nos seis biomas brasileiros. A área plantada equivale a 22 mil campos de futebol.
Apenas em 2023, o Movimento contabilizou o plantio de 15 milhões de árvores e deu passos qualitativos com um conjunto de ações. Foram realizadas jornadas de mobilização voltadas ao plantio nos assentamentos e acampamentos, ações de formação e estudo, como seminários e cursos, e a construção de bosques, viveiros e de Sistemas Agroflorestais (SAFs) em todo o país.
Entre as diversas ações realizadas no ano, o MST destaca a semeadura de 4 toneladas de palmeira juçara no estado do Paraná; a recuperação de quase 1.000 hectares na Bacia do Vale do Rio Doce em Minas Gerais; a recuperação de áreas degradadas no Parque da Chapada dos Guimarães no Mato Grosso, mais 1.000 hectares de regeneração natural no Pará, nos viveiros e SAFs implementados nos assentamentos, escolas do campo e escolas de agroecologia.
Camilo Santana, do Coletivo Nacional do Plano “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”, avalia que o ano de 2023 foi possível dar um salto de qualidade nas ações do plano nacional, “saindo do campo mais símbolo e da mística do plantio e passando para a construção de ações de impacto”, aponta.
“Compreendemos que é fundamental a construção e massificação do plantio de árvores como estratégia de adaptação às mudanças climáticas em curso, a síntese plantar árvores e produzir alimentos saudáveis, materializada na agroecologia se apresenta como alternativa possível e viável para o enfrentamento da crise ambiental, se tratando da produção agrícola e nossa base social tem entendido isso cada vez mais.
Lei obriga que motorista de aplicativo leve gratuitamente passageiros embriagados ou sob efeito de drogas para hospital ou delegacia.
O motorista de aplicativo que se recusar a socorrer o passageiro pode levar multa no valor de mil a 10 mil reais.
quinta-feira, 25 de janeiro de 2024
Justiça Trabalhista da Argentina revoga parte da reforma trabalhista de Milei durante a greve geral
Javier Milei continua sendo derrotado pelas ruas e pela Justiça da Argentina. Em meio à greve geral, liderada por sindicatos, movimentos populares e estudantis, seis artigos cruciais da reforma trabalhista do governo de direita foram rejeitados pela Suprema Corte.
Os artigos 73, 79, 86, 87, 88 e 97, inicialmente parte da reforma, foram declarados nulos pela Justiça, em resposta aos clamores das centrais sindicais e da população que se opõe às políticas de Milei. Esses artigos tratavam de questões delicadas, como contribuições sindicais, negociação coletiva, vigência de acordos coletivos, assembleias sindicais, sanções em casos de obstrução do trabalho e prestação de serviços mínimos durante conflitos sindicais.
A decisão da Justiça se revela como um veredito das ruas, onde uma greve geral, convocada pelas centrais sindicais em oposição às políticas governamentais, paralisou diversos setores do país, incluindo serviços públicos, bancos, aeroportos e indústrias. A chamada “lei ônibus”, proposta por Milei, visa desregulamentar a economia, cortar gastos públicos e abrir caminho para a privatização de 40 empresas estatais.
A decisão da Justiça, que declara a nulidade de partes substanciais da reforma trabalhista, reflete não apenas uma derrota política para Milei, mas também a capacidade das vozes das ruas em moldar o destino legislativo do país. O Congresso enfrentará agora o desafio de avaliar a reforma em meio a uma atmosfera de intensa mobilização popular, com a votação crucial prevista para a próxima terça-feira (30).
Governador do Ceará, Elmano de Freitas realiza hoje em Sobral solenidade de promoção de Praças e Oficiais
Nesta quinta-feira (25/1), às 18h, no Boulevard do Arco, em Sobral, o Governo do Ceará realizará a promoção de praças e oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e da Polícia Militar do Ceará.
A cerimônia contará com a presença do governador Elmano de Freitas e do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio. Desde 2015, o Governo do Ceará realizou mais de 30 mil promoções.
sexta-feira, 19 de janeiro de 2024
Lula chega a Fortaleza e lança primeiro campus do ITA do Nordeste
O presidente Luís Inácio Lula da Silva chegou a Fortaleza na tarde desta sexta-feira (19) para assinar o decreto que cria oficialmente o campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. O vestibular do ITA é um dos mais difíceis do país, e os alunos cearenses são destaque na escola de ensino superior, com cerca de 30% dos aprovados.
Conforme Camilo
Santana, o ITA em Fortaleza vai ofertar dois cursos: engenharia de energias e
energia de sistema. "São cursos diferentes dos ofertados em São Paulo para
não haver concorrência", explicou o ministro.
Serão 50 vagas, 25 em cada curso, e o primeiro vestibular ocorre ainda neste ano. As aulas ocorrerão na Base Aérea de Fortaleza, que terá investimento de R$ 50 milhões em infraestrutura, para abrigar novas salas. A unidade terá o mesmo padrão do campus de São Paulo, conforme Camilo Santana.