O Partido dos Trabalhadores (PT) convocou, neste domingo (4), uma manifestação nacional em defesa da democracia, marcada para a próxima quinta-feira, 8 de janeiro, em Brasília. O ato ocorrerá às 10h30, na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto.
Em publicação nas redes sociais, o partido destacou a importância da memória e da resistência democrática. “Ocuparemos as ruas e a Praça dos Três Poderes. Lembrar é resistir. Golpe nunca mais”, escreveu o PT.
As mobilizações marcam os três anos dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do então presidente Jair Bolsonaro (PL) promoveram ataques às instituições da República, invadindo e depredando as sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Os atos, classificados como terroristas, representaram uma grave tentativa de ruptura da ordem democrática. Desde então, o STF tem conduzido o julgamento dos envolvidos. Até o momento, 810 pessoas já foram condenadas, segundo dados apresentados pelo ministro Alexandre de Moraes, relator das ações. Outras 346 ações penais ainda tramitam na Corte.
Além disso, os ataques de 8 de janeiro fazem parte de uma investigação mais ampla sobre a trama golpista, um plano articulado antes dos acontecimentos, que já resultou em 29 condenações anunciadas pelo STF.
A manifestação convocada pelo PT busca reafirmar o compromisso com a democracia, a memória histórica e a responsabilização dos envolvidos, reforçando que não há espaço para golpes ou retrocessos no Estado Democrático de Direito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário