sexta-feira, 6 de março de 2015

8ª Sessão na Câmara Municipal de Sobral debate ações de convivência com o semi-àrido


    A Sessão de 03/03/2015 foi presidida pelo Vereador José Crisóstomo (Zezão) e secretariada pelo Vereador Júnior Balreira. O Edil Valfredo L. Ribeiro (Fredim), usou a tribuna e como sempre, fez o seu discurso acalorado com denúncias sem estar munido com as devidas provas ao basear-se em casos comentados em blogs e por locutores locais. Seguindo a pauta, foram apresentados 04 Projetos de Lei, 27 indicações, 15 requerimentos e na ordem do dia 03 projetos foram para 2ª votação.


Vereadora Christianne Coelho preside a Audiência Pública sobre Convivência com Semi-árido.



    Logo após a Sessão Ordinária, iniciou-se a Audiência Pública que foi presidida pela Vereadora Christianne Coelho, cujo objetivo foi debater a Convivência com o Semi-Árido.È necessário este importante debate, pois enfrentarmos 03 anos de estiagem e há previsões de que o inverno poderá não ser satisfatório, mas felizmente agradecemos aos céus pelas recentes chuvas.
    Compareceu a Audiência o Comitê Integrado de Convivência com a Estiagem (CICE), formado por membros da Defesa Civil, SAAE, CAGECE, COGERH, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sobral, Guarda Civil Municipal, Secretária de Infraestrutura do Município e da Fundação de Ação Social.


    Compareceram autoridades, servidores, técnicos e representantes de instituições da sociedade civil. Também presentes o Sr. Macedo da Associação dos Criadores, o Sr. Raimundo,suplente de vereador que é do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sobral, imprensa e demais cidadãos.


    O Sr. Vicente Lopes Frota da COGERH, Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Estado fez um balanço das reservas hídricas e também comentou sobre o esforço da instituição na busca de alternativas para o abastecimento da população.


    O Sr. Silvestre Gomes Coelho, Presidente do SAAE, falou dos investimentos atuais e futuros para melhorar o abastecimento de água no município de Sobral e distritos. Expôs a atual situação das reservas hídricas e da necessidade de intensificar campanha direcionada a população com o objetivo de economizar a água potável.


     A Sra. Luiza Barreto da Secretaria de Agricultura e Pecuária, informou sobre a constante redução da média pluviométricanos últimos anos.Que 90% das ações de sua secretaria,estão voltadas para convivência com o semiárido e da importância da parceria entre os governos municipal, estadual e federal.
     Apresentou os diversos programas de politicas públicas para amparar os agricultores e familiares, como a construção de Cisternas, Água para Todos, Pluviometria, o cadastro dos proprietários rurais na ADAGRI (Agencia de Defesa da Agropecuária do Estado), o PAA (Programa de Apoio a Agricultura),o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o Projeto São José.
    Além dos Projetos de abastecimento de água, há os projetos produtivos, a Avicultura, Piscicultura, Ovinocaprinocultura e Bovinocultura Leiteira. Sua secretaria também apoia aos Quintais produtivos e o desenvolvimento da agricultura familiar e caso exista prejuízos causados pela estiagem recorre-se ao Garantia Safra.


    O Sr. José Wellington Sousa,Gerente de Recursos Hídricos da Secretaria de Obras, apresentou o plano de ações para o ano de 2015 que trata-se de atitudes planejadas, visando atenuar as consequências sofridas por causa da estiagem. Falou sobre a perfuração, manutenção,revitalizaçãode poçose dos dessalinadores em funcionamento.


    Usou da palavra o Sr. Reinaldo Nogueira, Coordenador da Defesa Civil da Secretaria de Cidadania e Segurança, que fez relatório das dificuldades e da constante atividade da instituição durante a estiagem. Relatou que é fundamental a distribuição de água potável,da ampliação da frota de carros pipas e também sobre as entregas de cestas básicas para população.


    O Vice Prefeito Dr. Carlos Hilton fez um importante pronunciamento, onde falou da mudança cultural em todos os níveis com relação à seca e inclusive uma mudança de gestão. Considerou os atuais recursos hídricos como um patrimônio importante que deve ser preservado etambém mencionou a crise hídrica no sudeste.
    O mesmo fez breve relato sobre as obras, serviços, ações e estratégias do governo federal em parceria com o estado e município para convivência com a seca.
    Os vereadores Rogério, Adauto, Silvio Ávila, Chico Jóia, Gaudêncio e Dr. Estevão fizeram pronunciamentos abordando o tema em discussão.


    O Sr. Jorge Trindade da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos usou da palavra para fazer as considerações finais. Na ocasião parabenizou a vereadora Christianne pela iniciativa, cumprimentou o Vice Prefeito Dr. Carlos Hilton e demais vereadores, agradeceu pela presença de todos a este importante evento.

Por: Eloi Gameleira

Nenhum comentário:

Postar um comentário