segunda-feira, 29 de julho de 2019

Chiquinho Silva na Defensoria Pública do Ceará, para formação da lista tríplice ao cargo de Ouvidora Geral da Defensoria Pública do Ceará.

Chiquinho Silva do ITJ com Dra. Antonia Mendes de Araújo

Na manhã desta sexta-feira dia (26), Chiquinho Silva, fundador do Instituto Teias da Juventude – ITJ e Coordenador dos Direitos Humanos de Sobral (SEDHAS), esteve em Fortaleza no auditório Jesus Xavier de Brito, sede da Defensoria Pública do Ceará, para a formação da lista tríplice para o cargo de Ouvidora Geral da Defensoria Pública do Estado do Ceará. Na oportunidade aproveitou para articular possíveis parcerias com os movimentos negros e sociais de todo o Estado, para se somarem às ações e estratégias desenvolvidas pelo ITJ e pela Coordenadoria dos Direitos Humanos, bem como para colaborar na construção da Politica Municipal para Promoção da Igualdade Racial do município de Sobral.
O fundador do ITJ foi levar seu apoio à futura ouvidora externa e sinalizar a importância da parceria da Coordenadoria dos Direitos Humanos com a Defensoria Pública de Sobral. Ressalte-se que, desde o dia 4 de julho do corrente ano, a referida Coordenadoria está com seu atendimento no prédio da Defensoria Pública do município.


Na oportunidade a Defensora Pública Geral, Dra. Mariana Lobo, reconheceu o valor e a importância de todos os presentes e das extraordinárias conquistas a partir da atuação da ouvidoria externa, seja o projeto Defensoria em Movimento (Carreta da Defensoria), Territórios vivos, as audiências com as comunidades tradicionais, ou outras ações.
A tônica das falas e pronunciamentos voltou-se para a importância de termos uma defensoria pública forte em prol das lutas, das causas da sociedade, contribuindo para que a ouvidoria externa seja um espaço de resistência, de “escuta, mas também de fala”, como reafirmou a atual ouvidora da Defensoria, Dra. Merilane Coelho. A mesma ressaltou a necessidade de “fortalecer a Ouvidoria enquanto espaço de controle social no âmbito do sistema de justiça e a responsabilidade dos movimentos também de fortalecer a Defensoria Pública enquanto instituição que tem caminhado, ao longo destes mais de 20 anos no Estado – uma ‘jovem poderosa’ no apoio da sociedade civil e dos movimentos sociais”.
Para Chiquinho Silva, prestigiar esta solenidade foi importante para reconhecer e valorizar o importante trabalho que a Defensoria Pública vem realizando em Sobral e no Ceará como um todo, na defesa dos direitos humanos, das crianças, adolescentes e juventudes, pois a grande missão de todos nós neste pleito é semear direitos para colher justiça e, sobretudo, coloca-se em movimento por justiça, e por bem viver, enfatizando: “O nosso fazer é alimentado para nossos sonhos de uma nova sociedade justa, afetiva, igualitária”

Nenhum comentário:

Postar um comentário