quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Sobral tem representação em evento do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares em São Paulo**

O Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (Luppa), por meio do Instituto Comida do Amanhã e do ICLEI América do Sul, realizou atividade presencial (LAB) nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro de 2023, em São Paulo. Representando a cidade de Sobral, participaram Fernando Aguiar, administrador e articulador do Luppa, e João Batista Silva Cruz, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Sobral (Consea).
O Luppa é uma plataforma colaborativa do Instituto Comida do Amanhã, em correalização com o ICLEI América do Sul, cuja finalidade é apoiar e facilitar a construção de políticas alimentares municipais integradas, participativas, e com abordagem sistêmica.

O objetivo deste projeto é ampliar o número de cidades que desenvolvem e buscam aperfeiçoar suas rotas para a construção da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, trazendo a comida para o centro da agenda municipal urbana, com a construção de políticas estratégicas e plurianuais, baseadas em estruturas de governança inclusiva construídas de maneira integrada, utilizando abordagem sistêmica planejada e monitorada, sensíveis às dinâmicas territoriais.

As atividades do laboratório são divididas em encontros virtuais e o LAB, um encontro presencial com atividades práticas e imersivas para o enriquecimento de nossas trocas de experiências. São 25 (vinte e cinco) cidades participantes (cidades da 1ª e 2ª edição), mais cinco cidades mentoras, com duas representações da prefeitura e uma representação da sociedade civil de cada cidade, presentes no LAB.

LUPPA
O Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (Luppa) busca ampliar o número de cidades brasileiras que elaboram políticas estratégicas e integradas para a alimentação, bem como aumentar o conhecimento geral sobre políticas locais para os sistemas alimentares. Neste sentido, o programa reúne representantes de prefeituras brasileiras para debater e dialogar sobre os desafios das cidades; compartilhar experiências e desafios locais; e aprender sobre temáticas e processos que fazem parte da construção dos sistemas alimentares sustentáveis e justos para as pessoas e o planeta.

Fotos: acervo Luppa

Nenhum comentário:

Postar um comentário