sábado, 11 de março de 2023

Fungo que fortalece o solo é descoberto em assentamento e recebe o nome de agricultora do MST.

Dona Gercina nem imaginava que o próprio quintal seria palco de uma importante descoberta científica. Agricultora familiar, ela faz parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e mora no assentamento Chico Mendes - Três, em Paudalho, no estado de Pernambuco, há 18 anos.

"Isso, pra mim, foi muita alegria. Dentro dessa conjuntura, dela ter descoberto um fungo. E ter esse carinho, imagina. Só mãe e filha, né? E botar esse nome tão, assim, pra me homenagear. As pessoas têm o costume de homenagear as pessoas depois que morrem e eu estou tendo esse privilégio de estar aqui, viva, contando a história. E estou sendo homenageada", conta Gercina.

A pesquisa que identificou no solo o fungo do tipo Penicillium foi feita numa parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco e o assentamento rural. O nome científico que homenageia dona Gercina ficou assim: Penicillium gercinae.


Nenhum comentário:

Postar um comentário