No Brasil a abolidção da escravidão ocorreu com a famosa Lei Áurea, sancionada em 13 de maio de 1888. Mas aqui na província do Ceará, a abolição aconteceu quatro anos antes que no restante do País.
A coragem e a ousadia do líder jangadeiro Francisco Jose do Nascimento (Chico Matilde), o lendário “Dragão do Mar” marcou seu nome na história, quando junto com seus companheiros deflagraram a greve que paralisou o mercado escravista no porto de Fortaleza nos dias 27, 30 e 31 de janeiro de 1881, impedindo o tráfico de escravos e promovendo a abolição da escravidão na província do Ceará.
O termo “Data Magna” refere-se a acontecimentos importantes na história do Ceará; neste caso, a abolição da escravatura ocorrida na província Ceará que foi a primeira do Brasil a libertar os escravos, no dia 25 de março de 1884.
Em Sobral, foi de autoria do Vereador Raimundo Carneiro (PT) Projeto de Lei para instituir no Calendário de Eventos do Município de Sobral, a Semana Municipal de Promoção da Igualdade Racial, aprovado pela Câmara e após analise, foi instituída pela Lei 2.140, de 3/9/021, sancionada pelo Prefeito Ivo Ferreira Gomes. Tendo como objetivo é ampliar a reflexão, o diálogo e a conscientização sobre o processo histórico de formação da sociedade brasileira, promover e valorizar as diversas culturas, como combater o racismo e a descriminação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário