Na noite desta quinta-feira (12) aconteceu no Plenário 5 de Julho, da Câmara Municipal de Sobral, o "Encontro Emergente com a Cultura", evento realizado pela própria sociedade civil, os Agentes culturais de Sobral de diversos seguimentos: música, dança, cultura popular, teatro, Artes visuais, professores do Curso de Licenciatura em Música da UFC em Sobral ( Universidade Federal) e outros. Teve o apoio do Sindmus ( Sindicato dos Músicos do Estado do Ceará), com a presença dos Vereadores: Igor Bezerra (PDT), Raimundo Carneiro (PT) e Roque Hudson (PDT); Simone Passos, Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Sobral; representantes assessores da Casa da Cultura de Sobral.
O momento iniciou com a rápida apresentação por cada um dos presentes descrevendo o nome e área de atuação no seguimento Cultural e artistico. Dentre a significativa presença dos Agentes culturais, o destaque para alguns que concederam a fala, como: Romualdo Silva Teixeira, ex membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Sobral; Edu Asaf ex membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Sobral; o representante do setor cultural Amaudson Ximenes, Presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais no Estado do Ceará; Jardel Monção, Quadrilha Junina Luar do Sertão; Paulo Thomaz, Quadrilha Sobral Junino; Prof. Almino Santos, dança e artes maciais; Mestre Camaleão do Grupo de Capoeira Legião Brasileira; Contadora Dalila Castro, assessoria ao 3° Setor; Chico Expedito, Ator e Diretor na 4 Portas na Mesa dentre outros que conversaram com profissionais da cultura popular, artes, teatro, segmentos da música e territórios do audiovisual sobralense.
Foram abordados assuntos de grande relevância do nosso cenário cultural, como Lei Aldir Blanc, Lei Paulo Gustavo, sistema de cotas culturais, prestação de contas, atualização do Conselho, sobre o sistema Municipal de Cultura etc.
Também foi proposto o agendamento de outra data para dar continuidade a conversa, no sentido de ampliar o processo de escuta ativa da comunidade cultural. Além da uma audiência pública para discutir o incentivo e melhoria da Lei municipal de cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário