quarta-feira, 1 de outubro de 2025

A deputada federal brasileira @LuizianneLinsPT (PT-CE), ex-prefeita de Fortaleza foi sequestrada por forças israelenses.

A deputada federal brasileira @LuizianneLinsPT (PT-CE), ex-prefeita de Fortaleza e uma das maiores lideranças do Nordeste, foi sequestrada por forças israelenses. Ela participava de uma missão humanitária rumo à Palestina, junto com o ativista brasileiro Thiago Ávila e a ambientalista sueca Greta Thunberg, quando foi detida. Até o momento, não há qualquer contato ou informação oficial sobre o paradeiro da parlamentar.
A ação fazia parte da Flotilha da Liberdade, iniciativa internacional que levava ajuda humanitária à população civil de Gaza, em meio à crise provocada pelo bloqueio e pelos bombardeios. Mesmo sem carregar armas, apenas alimentos e solidariedade, os tripulantes foram tratados como ameaças.

Diante da gravidade do caso, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, ligou para o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, comunicando oficialmente a situação da deputada. O governo brasileiro e a diplomacia internacional precisam agir com urgência para garantir a integridade e a libertação imediata de Luizianne Lins e dos demais ativistas.

No total, mais de 500 participantes de diferentes nacionalidades faziam parte da ação, que se define como pacífica e não violenta. De acordo com balanço da própria organização, até as 20h30 de quarta-feira, pelo menos 180 integrantes haviam sido capturados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário